Neuralgia do trigêmeo
• 2 • 255
Por Dr Antônio Prates, Neurocirurgião em Belo Horizonte
A Neuralgia do trigêmeo é uma doença caracterizada como uma dor intensa em choque ou ferroada em um dos lados da face. Ela é muitas vezes diagnosticada como “dor de dente” de forma incorreta e causa grande incômodo e impacto na qualidade de vida do paciente.
A dor pode ser desencadeada por estímulos simples como um toque leve, sorrir, tossir, vento frio e escovar os dentes. É considerada como uma das piores dores que o ser humano pode sentir. O tratamento inicial é medicamentoso. Porém, para os pacientes que não melhoram ou não toleram o tratamento com medicamentos, a cirurgia está indicada. Isso acontece em cerca de 2/3 dos pacientes em algum momento.
Existem várias possibilidades de tratamento cirúrgico, a depender da origem da Neuralgia e risco cirúrgico do paciente. A cirurgia com maior taxa de melhora e resultados mais duradouros é a descompressão microvascular. Porém, em alguns pacientes é necessária a realização de tratamento menos invasivos, como a rizotomia.
A rizotomia é realizada através de uma punção com agulha na face guiada por raio X. Em seguida é realizada lesão do nervo trigêmeo através de calor, compressão ou química. É um procedimento seguro e com uma taxa de melhora imediata da dor em torno de 90%.
Existem outras modalidades de tratamento para Neuralgia do trigêmea e a sua indicação deve ser individualizada de acordo com o quadro e risco cirúrgico do paciente. Procure um Neurocirurgião para mais informações.
Veja mais informações sobre a atuação do Neurocirurgião.